segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Domingo (II)

A Tarde foi nossa. Há sempre qualquer coisa que falha mesmo nos projectos mais sólidos. E com tempo livre há que explorar o mundo à nossa volta. Em Sibiu, como noutros locais, vingaram as novas referências: É ‘dia dos namorados’ e, como tal, houve festa no 'Registo Civil'. E em tempo de festa não se olha a despesas. A cidade é um baú de surpresas. Tesouro atrás de tesouro surpreende o viajante a cada passo. É uma cidade multicural e multireligiosa. A Biserica Ortodoxa, a Catedral Ortodoxa da “Santa Trindade”, é um destes tesouros. De uma monumentalidade asfixiante, abre-nos as portas para uma nova forma de estar e de sentir a relação com a transcendência. Neste contexto entende-se melhor a divisa do Projecto Comenius: We are so different… but still we are the same.

Dois ou três passos adiante e outra bela surpresa: A Casa das Cariátides. Este «Pequeno Palácio» (nome popularizado devido ao facto de os motivos decorativos serem basicamente os mesmos do Palácio Brukenthal) cujo portal é enquadrado por duas Cariátides, foi construído em 1786. É um exemplo acabado do Gótico Tardio.
Duzentos ou trezentos metros depois, e após várias catedrais de credos diversos e em diversos estados de conservação, sempre imponentes, encontramos a primeira ponte rodoviária em aço de toda a Roménia, construída em 1859 e que se constitui como o orgulho das gentes desta cidade de Sibiu/Hermannstadt. É conhecida como “The Liar’s Bridge”. Por qualquer razão obscura, consta que alguns políticos se passeiam pela ponte em busca de inspiração. Não se sabe se foi visitada por algum político português, mas…

Só podia terminar à mesa. Aqui come-se cedo e come-se bem. Talvez nada haja a dizer da gastronomia local que possa envergonhar quem quer que seja. Mas nem sempre a refeição nutritiva é razão suficiente para o puro contentamento. Mas isso, são “outros quinhentos”...

3 comentários:

  1. Paulo Baptista e Dulce Fonseca16 de fevereiro de 2010 às 00:16

    Olá!

    Que boa ideia partilharem connosco os tesouros romenos!

    Continuem a aproveitar bem estes dias!...

    ResponderEliminar
  2. Tenho seguido o blog com muito interesse.
    Para lá da beleza das fotos, gosto dos textos anexos.
    Obrigado pela partilha.
    Saudações lusitanas para todos.
    Até breve.
    Joaquim Completo

    ResponderEliminar
  3. E o Drácula, por acaso viram o sanguinário Conde ou algum dos seus descendentes? Nem mesmo numa máscara de Carnaval?
    Votos de bom regresso. "Carpe Diem!"

    Claudino

    ResponderEliminar