…e chegámos calmamente e em paz a um fabuloso destino:
O Palácio Brukenthal, um dos mais importantes edifícios em estilo barroco de toda a Roménia. Samuel von Brukenthal, mandou construí-lo entre 1778 e 1788. Brukenthal é um dos mais significativos nomes da Aufklärung. Os princípios iluministas levaram-no a dedicar apoio a todas as actividades que pudessem ajudar a espécie humana a sair da menoridade em que se encontrava, como referia então o filósofo Immanuel Kant. Olhando assim para o mundo, duzentos e muitos anos depois, será que saímos?
O iluminista reuniu no seu palácio um autêntico tesouro de arte diversa, havendo a realçar (diria, a não perder), alguns exemplares imortais da pintura. Encontramos obras de pintores representativos das mais importantes correntes da pintura Europeia como Lucas Cranach, Hans Schwab von Wertinger, Hans von Aachen e Johann Rottenhammer, sem esquecer os geniais Jan van Eyck, Pieter Brughel I e Pieter Brughel II, entre muitos mais famosos. Na impossibilidade imposta pelas regras da casa de obter imagens, ficamos com a imagem, muito redutora, retirada da Internet, de «Homem com um Anel» de Jan van Eyck.

A manhã foi longa e difícil e terminou numa espécie de “sopa dos pobres”.
A noite avançou rapidamente e uma nuvem cada vez mais densa perturba já a mente do escriba. Amanhã é outro dia e será então feito o registo da 'aventura' vespertina de domingo. Por agora, vamos apenas cerrar um pouco as pálpebras… mas manter em memória os registos deste Valentine’s Day por terras da Transilvânia.
Devem andar gelados !!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarTrabalho não falta mas aproveitem tudo aquilo que valer a pena.
Tenho acompanhado as vossas informações mas não sei se chegam até aí os meus comentários.
Até breve
teresa frazão